• Matheus Queiroz

Impulsione com Facebook capacita micro e pequenos empreendedores do Rio de Janeiro

Atualizado: Mar 30



O Rio de Janeiro recebeu a segunda edição do Impulsione com Facebook, uma iniciativa criada pela rede social para fomentar apoio a micro e pequenas empresas. Durante dois dias, empreendedores de todo o estado foram capacitados sobre as principais ferramentas de Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp Business.


A capital carioca foi a segunda cidade a receber o Impulsione com Facebook - a primeira foi Porto Alegre. O evento aconteceu no Pier Mauá, que fica localizado na zona portuária. A região, atualmente, é um dos maiores polos de investimento da cidade. Estima-se que cerca de 3 mil pessoas tenham participado dos dois dias de cursos e palestras.

Iniciativa além dos eventos


Depois de Rio e Porto Alegre, primeiras cidades sedes, o Impulsione com Facebook passará por mais seis capitais brasileiras até o fim do ano. “O nosso objetivo é que as pessoas aprendam a utilizar as ferramentas gratuitas do Facebook para que elas possam desenvolver o negócio com uma barreira de entrada quase zero. Você não precisa mais de um ponto comercial ou de um endereço eletrônico para empreender”, declarou Pedro Prochno, gerente de comunicação do Facebook.

Apesar de trazer o mesmo conceito em todas as capitais, a ideia é que cada evento reflita o empreendedorismo local, que sofre as influências da economia, da cultura e dos costume de cada região. “Nosso objetivo é ver a cena do empreendedorismo brasileiro dando certo e decolando”, pontuou Prochno.

Mas o programa não termina quando as convenções acabam. O propósito é que os grandes eventos sejam extensão maior de um projeto contínuo, que visa capacitar empreendedores e líderes comunitários sobre marketing digital. Eles têm à disposição um portal e um grupo na rede social com acesso à diversos materiais.

Uma versão “pocket” do Impulsione com Facebook rodará diversas áreas das capitais que receberá a conferência. Trata-se do Facebook sobre Rodas, cujo veículo - uma kombi personalizada - esteve à disposição dos visitantes para fotos. O projeto levará conhecimento sobre ferramentas do Facebook e marketing digital para território populares e cidades do interior.


Capacitação e troca

Os visitantes que compareceram ao Impulsione com Facebook puderam conferir palestras, workshops e usufruir de espaços para fomentar contatos e aprendizados. O evento contou com aulas sobre as ferramentas de Facebook e Instagram e diversos painéis que trataram de temas como diversidade e representatividade.


Além dos empreendedores, o público contava com estudantes de diversas áreas da comunicação e, também, com pessoas que pretendem montar o próprio negócio. Foi o caso da Natalia, que quer investir no ramo de viagens: “Eu estava meio por fora das ferramentas do Facebook e percebi que é fundamental ter a rede social. Eles ensinaram a manusear de forma bem simples”.


Os espaços mais disputados foram os de consultoria. No ambiente, diversos especialistas em conteúdo e Facebook Ads davam dicas para empreendedores sobre a gestão de fanpages e perfis no Instagram. Entre um painel e outro, as filas para o aconselhamento preenchiam parte do espaço do Pier.

No espaço para networking, empresários de toda a cidade puderam fazer contatos e compartilhar experiências. “É uma excelente oportunidade para o empreendedor carioca de fazer trocas e fomentar os negócios da nossa cidade”, destacou a empreendedora da educação Marcele Porto.


Empreendedores que alavancaram suas empresas apenas pelo Instagram também ganharam um local especial para divulgar o trabalho. No #Instamarket, diversas marcas puderam ter uma experiência offline e apresentar presencialmente os produtos que já bombam na rede social.

Paloma Borges, sócia-criadora da POCH, afirmou que ganhar uma estande no #Instamarket gerou uma nova visibilidade para a marca: “Às vezes, podemos cair em um comodismo de achar que todos já conhecem nossa marca. Aqui, eu descobri que muita gente ainda não nos conhecia. É um outro público”.


Colaboração de longa data


A parceria entre o Facebook e a Agência #TudoNosso vem desde 2015, quando a equipe da rede social foi até Nova Iguaçu, cidade onde fomos fundados, para contar a nossa história. Em 2016, eles nos convidaram para integrar o Conselho de Pequenas e Médias Empresas Brasileiras. Juntos, apresentamos diversos eventos dentro e fora do Rio de Janeiro.


No Impulsione com Facebook, essa parceria é coroada com a participação de Cristiane de Oliveira, nossa chief creative officer. Ela foi escolhida host (anfitriã) de algumas as edições e mostrará os bastidores do evento.


“Eu nunca tinha feito nada parecido com isso, mas topei o desafio. Eu sou muito apaixonada pela família Facebook e por tudo que eles proporcionam para os empreendedores do Brasil. Está sendo empolgante e emocionante”, afirmou Cris.


Quem também marcou presença no evento foi Petter Oliveira, nosso CEO e cara das métricas. Ele destacou a estrutura do evento e o conteúdo acessível: “É satisfatório ver uma empresa como o Facebook se importando com os empreendedores”.

LINKS
CONTATO
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

comunicacao@agenciatudonosso.com

Tel: +55 (21) 2025-6611

Avenida das Américas, 700 - Bl 7

Rio de Janeiro - RJ 22640-100

© 2020 por Agência #TudoNosso