LINKS
CONTATO
  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

comunicacao@agenciatudonosso.com

Tel: +55 (21) 2025-6611

Avenida das Américas, 700 - Bl 7

Rio de Janeiro - RJ 22640-100

© 2020 por Agência #TudoNosso

  • Matheus Queiroz

Anitta e Instagram: um caso de amor e milhões de likes



De menina má a malandra, de Larissa de Macedo Machado a “Anira”, de Honório Gurgel para o mundo... Goste você ou não do gênero que ela canta ou do discurso que ela reproduz, Anitta se transformou em um caso avassalador de marketing e gestão de carreira que merece ser minuciosamente estudado.

Os hits em primeiro lugar, as superproduções audiovisuais, os prêmios, os looks, os relacionamentos e as polêmicas. Parece que o mundo inteiro está de olho nela a todo momento. E pelos números, é bem claro a forma com a qual gente monitora todos os passos da poderosa: através das redes sociais.

No Facebook, ela acumula 13 milhões de likes. No Twitter, são 8,5 milhões de seguidores. Seus hits são escutados no Spotify por uma média de 18 milhões de pessoas por mês - a 110ª mais ouvida no mundo inteiro. No YouTube, o número de inscritos ultrapassa 12 milhões. Mas é em outra rede social que ela se destaca cada vez mais!

Os números de Anitta no Instagram

É no Instagram que Anitta carrega a coroa pesada de ser a mulher e artista musical brasileira com o maior número de seguidores na plataforma. No ranking geral brasileiro, ela só perde para três jogadores de futebol que jogaram em clubes internacionais. No top 3 de cantoras latinas, ela perde apenas para Shakira. A cantora acumula mais de 37 milhões de fãs na rede social.

Tamanho engajamento pode ser atribuído ao fato de a artista e empresária sempre ter utilizado a rede social não apenas para dividir momentos da vida pessoal, mas também como uma plataforma de trabalho. Depois de ser a personalidade brasileira com mais de 10 milhões de seguidores a mais produzir conteúdo para o Instagram Stories, ela foi escolhida pela equipe da rede social como criadora de conteúdo para o lançamento do IGTV, no ano passado.

Na ocasião, ela apresentou um reality show que revelava detalhes das reuniões de planejamento dela e da equipe. O grande plot-twist era a escolha de qual clipe seria lançado primeiro: “Veneno” ou “Medicina”. O segundo acabou sendo o preferido do staff da artista e o público só descobriu no último episódio da série, que antecedeu o lançamento do single. A estratégia foi assertiva: o clipe ultrapassou os 140 milhões de visualizações e ganhou prêmio nos Estados Unidos.

Beijação

No carnaval deste ano, Anitta provou que é gente como a gente e beijou muito em um camarote do Rio de Janeiro. Entre os contemplados, estava o brasileiro mais seguido no mundo no Instagram: Neymar Jr. O assunto repercutiu muito nas redes sociais e a cantora usou os Stories para comentar o assunto.

Coincidência? Todos esses beijos foram apenas uma estratégia? Mudança de planos para aproveitar o assunto? Não sabemos. O que se sabe é que o quarto álbum de Anitta, cuja tracklist vazada pela própria equipe mostrava que se chamaria “Game Over”, foi anunciado dias depois sob o título de “Kisses” (beijos, em inglês).

Um dos pilares de divulgação do trabalho foram publicações no Instagram. Durante três dias, a cantora postou na rede social vídeos misteriosos sobre um projeto que atiçariam toda a internet. “Vocês pensaram que essa minha beijação ia ficar por isso mesmo?”, perguntava, em um dos vídeos. Até que, enfim, veio o anúncio oficial.

Primeiro disco da cantora desde “Bang”, de 2015, “Kisses” é um álbum visual trilíngue. Para quem não é ligado em cultura pop, um álbum visual é um disco voltado para uma experiência audiovisual, não apenas para as músicas. Ou seja, as 10 faixas do CD, que se alternam entre espanhol, inglês e português, contém clipes que podem ser assistidos no YouTube.

Nos dias que antecederam o lançamento, a diva utilizou o Instagram para divulgar os títulos das músicas. Nas postagens, ela também falava mais detalhes sobre os clipes e apresentava a “Anitta” que cada canção trazia. “Cada uma delas representa um tipo diferente de Anitta que existe dentro de mim”, explicou. Somados, os posts acumulam mais de 4 milhões de likes.

Menos de 20 dias depois do lançamento do álbum, Anitta tomou a arriscada decisão de migrar todos os videoclipes do “Kisses” para o IGTV. Isso poderia descentralizar os views do YouTube, onde a quantidade de views dos clipes da cantora impressiona. Mas ela parece reconhecer a força que o Instagram tem em sua carreira. Todos os vídeos já ultrapassam 1 milhão de visualizações na plataforma.

Frutos internacionais graças às redes sociais

Anitta é figura recorrente na parada Social 50, definida pela revista Billboard, a publicação de música mais importante dos Estados Unidos. Esse ranking mede a popularidade dos artistas musicais nas redes sociais. Ela já chegou à 7ª posição da lista, estando a frente de nomes como Ed Sheeran, Rihanna e Beyoncé.

Ainda nos Estados Unidos, Anitta já concorreu a duas premiações populares em categorias referentes a redes sociais. No Billboard Latin Music Awards, onde se apresentou ao lado de Becky G, ela foi indicada na categoria “Social Artist of the Year”. Já no iHeartRadio Music Awards, a brasileira venceu o prêmio de “Social Star Award”.